A cidade passará a ter 122 ecopontos até outubro deste ano
A prefeitura irá entregar nos próximos meses mais 18 ecopontos na capital paulista. A cidade, que hoje conta com 104 unidades, passará a ter 122 ecopontos até outubro deste ano. O serviço funciona como um local gratuito de entrega de resíduos, como entulho, móveis, restos de poda e recicláveis (até 1m³).
Os novos ecopontos contemplarão as regiões da Mooca, Sapopemba, Vila Prudente, Aricanduva/Vila Formosa, Guaianazes, Itaquera, São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Sé, Lapa, Casa Verde/Cachoeirinha, Santa Amaro e Jaçanã/Tremembé, e funcionarão de segunda a sábado, das 6h às 22h, e de domingo e feriados, das 6h às 18h.
A adesão dos cidadãos aos ecopontos vem aumentando ao longo dos anos. Em 2019 foram recebidas 447,7 mil toneladas de resíduos nos ecopontos – cerca de 56% a mais que em 2016, quando recebeu 286,9 mil toneladas. A maior adesão dos moradores tem refletido na diminuição de pontos viciados de descarte irregular do município.
Além disso, a prefeitura também vem apostando em projetos de educação ambiental prestando apoio institucional aos movimentos Recicla Sampa para a população; Revitaliza SP, que atua na revitalização de pontos viciados; e os programas para catadores informais.
Notícia publicada em: 19 de agosto de 2020