Centro de Reabilitação produz máscaras que facilitam leitura labial

A iniciativa ajuda na comunicação de pessoas com deficiência auditiva

A máscara possui uma tela transparente na área da boca, o que permite a leitura labial

O CER III (Centro Especializado em Reabilitação), Carandiru, na Zona Norte de São Paulo, está confeccionando uma máscara especial que ajuda na comunicação de pessoas com deficiência auditiva por meio da leitura labial. O diferencial da máscara, equipamento importante para proteção contra o coronavírus, é uma tela transparente na área da boca que permite a leitura labial sem prejudicar a proteção.

Inicialmente, a ação foi elaborada para atender uma demanda interna. “Temos dois colaboradores que são deficientes auditivos. Percebemos a dificuldade de compreensão deles, quando usamos as máscaras cirúrgicas, de tecido ou N95. Realizamos diversas tentativas até chegar no resultado, que foi uma máscara com tecido, com visor labial”, afirmou Tereza Cristina Oliveira, coordenadora técnica. O modelo começou a ser confeccionado na própria unidade com o intuito de distribuir para os pacientes, facilitando a comunicação com os profissionais de saúde e seus familiares.

O CER III mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, conta com uma equipe de 20 profissionais qualificados, dentre eles, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, médico otorrinolaringologista, ortopedista, entre outros. As atividades desenvolvidas visam a reabilitação e habilitação com diversos profissionais da área, a inclusão social e integração de serviços de saúde.

Notícia publicada em: 31 de maio de 2020

Acessibilidade, Notícias

]