Covid-19: SP está entre as 10 cidades mais transparentes

Cidade ocupa 8° lugar no ranking da ONG Transparência Internacional Brasil

Segundo a avaliação feita no mês de junho pela ONG Transparência Internacional Brasil, a Prefeitura de São Paulo melhorou 67% na divulgação das informações relacionadas à covid-19. A Gestão Covas recebeu menção “Ótima” (nota 82,28), subindo 33 pontos no índice de transparência e passando a ocupar a 8ª posição no ranking de capitais divulgado na segunda feira, 29 de junho. 

O Prefeito Bruno Covas incentiva a cultura da transparência, integridade e correção da gestão pública na cidade. “A transparência é um elemento essencial à democracia e às boas práticas na gestão pública”, disse o prefeito. Ele comemorou o resultado alcançado pela Prefeitura de São Paulo na divulgação das informações relacionadas à covid-19.

As informações sobre a covid-19 da cidade são publicadas no site da Controladoria Geral do Município. Entre janeiro e abril de 2020, os portais de transparência da Prefeitura registraram mais de 640 mil acessos. Na página, todo cidadão pode consultar os dados atualizados sobre contratos emergenciais, convênios, pregões, doações e documentos técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, além de planilhas em formatos abertos que possibilitam maior acessibilidade e links que direcionam para os serviços da Ouvidoria Geral do Município e pedidos de informação eletrônica (e-SIC). Também é possível consultar a legislação vigente nas esferas municipal, estadual e federal, notícias, campanhas publicitárias, coletivas on-line e ações consideradas como boas práticas na administração municipal.

A Prefeitura também constituiu uma Câmara de Integração Institucional para Monitoramento dos Impactos da Covid-19, em conjunto com o Tribunal de Contas do Município (TCM) e a Câmara Municipal. Ela foi oficializada pelo Decreto n°57.313/2020 com o objetivo de monitorar, analisar, discutir e opinar quanto às medidas a serem adotadas para minimizar os impactos decorrentes da situação de emergência e do estado de calamidade pública resultantes da pandemia. 

 

Notícia publicada em: 30 de junho de 2020

Notícias, Saúde

]