Equipes de conscientização tiram dúvidas e alertam sobre uso eficaz do equipamento
Por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte e da Sptrans, a Prefeitura de São Paulo reforçou as ações de conscientização e fiscalização de proteção ao novo coronavírus, alertando sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em ônibus e terminais. A medida entrou em vigor no dia 4 de maio e vale tanto para os trabalhadores quanto para os passageiros.
Além da fiscalização, as equipes estão nos terminais para tirar dúvidas e ensinar a maneira correta de utilizar a máscara. Antes de prosseguir viagem, o fiscal do Terminal Vila Nova Cachoeirinha, João Santos orienta os passageiros. “O uso de máscaras no interior do coletivo é obrigatório do momento da entrada até a saída. Nós solicitamos que todos os usuários usem a máscara como medida de prevenção da covid-19”, explica Santos.
No caso dos ônibus, fiscais da SPTrans, supervisores das concessionárias de transportes e das operações de terminais de ônibus devem agir para que os veículos não circulem com passageiros que se recusem a cumprir a norma. E, se necessário, os agentes podem solicitar a intervenção da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana. “Com a obrigatoriedade do uso das máscaras, a SPtrans, por sua vez, tem desenvolvido ações de fiscalização, dentro dos terminais e em todo o percurso”, ressalta Jeová Tenório, gerente de Operações.
Os motoristas e cobradores de ônibus, além dos funcionários que atuam nos terminais, também devem usar máscaras fornecidas pelas concessionárias que operam o sistema.
Notícia publicada em: 13 de maio de 2020