Transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas e secreções de pessoas infectadas
Para esclarecer as dúvidas sobre a transmissão do novo coronavírus com os serviços de delivery e alimentos, a equipe do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP) divulgou um comunicado com algumas explicações.
A transmissão do Coronavírus ocorre principalmente por meio de gotículas e secreções que saem da boca e do nariz de uma pessoa infectada, com ou sem sintomas, e atingem as mucosas, como olhos, nariz e boca, de outra pessoa. Também pode ocorrer também pelo contato das mãos com superfícies contaminadas.
Confira 5 passos para tornar a entrega mais segura
– Recomenda-se optar por empresas de confiança e fazer a encomenda diretamente, por telefone ou aplicativos, evitando a interferência de intermediários desconhecidos.
– Sempre que possível, optar por embalagens de papelão, pois acredita-se que o vírus resiste por menos tempo em papel do que em plástico ou alumínio. Deve ser feita a desinfecção das embalagens antes de abri-las, com água e sabão ou álcool em gel. Não consumir produtos com embalagem violada.
– Os pesquisadores recomendam evitar o contato pessoal com o entregador das refeições. As empresas de entregas em domicílio estão recomendando que os entregadores higienizem suas mãos com álcool em gel, um cuidado que diminui o risco, mas não o reduz a zero.
– Já na hora de pagar, o consumidor deve fazer o pagamento preferencialmente remotamente, por aplicativo. Deve-se evitar manusear dinheiro e ter cautela com uso de máquinas de cartão de crédito, que podem estar contaminadas, e higienizar as mãos sempre ao finalizar.
– Ao comprar produtos alimentícios – seja nos pontos de venda ou on-line –, o consumidor deve higienizar todas as embalagens e superfícies antes de guardá-los na geladeira ou na despensa e lavar muito bem as mãos ao terminar.
Notícia publicada em: 12 de abril de 2020