Com a crise do coronavírus, serviços digitais são alternativa para evitar sair de casa
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) tem trabalhado na digitalização de serviços municipais e se mantido como pioneira nessa frente. Nos canais eletrônicos da plataforma SP156 – central telefônica, portal na internet e aplicativo para celular –, o cidadão dispõe de mais de 400 serviços que podem ser solicitados no meio digital. Entre os mais requisitados estão o Cartão de Estacionamento para Idoso, o Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência e a liberação de gratuidade mensal para o Bilhete Único de Estudante.
“Diante do cenário de crise causado pelo coronavírus, mais do que poupar tempo e recursos, ampliar a oferta de serviços digitais significa poupar vidas. O munícipe não precisa sair da sua casa para solicitar atendimento à Prefeitura”, afirma o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
As plataformas eletrônicas são grandes aliadas no processo de isolamento social com a crise do novo coronavírus. Desde 2018, a digitalização de processos economizou R$ 8,4 milhões e cerca de 392 mil horas para a população e outros R$ 1,9 milhões para a prefeitura. Foram digitalizados 64 serviços em 2019 e outros 13 em 2020.
Notícia publicada em: 15 de abril de 2020