Segunda etapa da imunização é voltada ao público de 6 meses a 49 anos de idade
Começa nesta quarta-feira, 15, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é voltada para o público de 6 meses a 49 anos de idade, e a imunização vai até o dia 31 de agosto em toda a Capital.
A primeira etapa, ocorreu entre fevereiro e março, e imunizou pessoas de 5 a 29 anos de idade, tendo sido aplicada a aqueles que estavam com esquema incompleto de imunização. Neste período, 306.799 pessoas compareceram aos postos de vacinação ou tiveram a situação vacinal avaliada e, destes, 25.766 receberam a vacina.
Agora a a estratégia será a imunização indiscriminada para crianças de um ano a menores de três anos de idade, e para pessoas entre 15 a 49 anos. Para as crianças de seis a 11 meses e população de três a 14 anos de idade, será preciso uma avaliação da situação vacinal da caderneta de vacinação pelo profissional da Unidade Básica de Saúde (UBS). A primeira dose da vacina tríplice viral já é aplicada a partir dos 12 meses e, a segunda, feita com a tetraviral (SCR+varicela), em crianças a partir de 15 meses.
Vale lembrar que a imunização tríplice viral segue o calendário do Ministério da Saúde para as outras faixas etárias. Pessoas até 29 anos devem ter duas doses comprovadas e quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose. A vacina se encontra disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, para encontrar a mais próxima da sua casa acesse o Busca Saúde.
Notícia publicada em: 15 de julho de 2020