Cate e Ade Sampa atenderam mais de 200 mil pessoas durante a pandemia

Serviços auxiliam em busca por crédito, abertura de MEI, cursos de capacitação, na pandemia

Os atendimentos continuam sendo efetuados de forma online pelo portal 156.

Entre os meses de março e julho, 256 mil pessoas foram atendidas pelo Cate e Ade Sampa em serviços voltados a microempreendedores na busca por crédito, abertura de MEI e cursos de capacitação e também trabalhadores que necessitavam de vagas de emprego ou solicitar benefícios como seguro-desemprego e auxílio emergencial do governo federal.

“Tivemos que alterar rapidamente os serviços da secretaria e das nossas vinculadas do presencial para o virtual e a população se adequou muito bem a essa nova fase”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. 

Desde 29 de abril foram sendo gradualmente reabertas unidades do Cate que passaram a atender por agendamento serviços como solicitar o auxílio emergencial do governo federal e a habilitação do seguro-desemprego. Cerca de 70 mil pessoas foram atendidas presencialmente, a maioria buscou pela habilitação do seguro-desemprego ou resolver pendências deste benefício que inviabilizam o seu recebimento.

“A pandemia afetou, além da saúde, a atividade econômica e a geração de emprego, com isso nossos serviços tiveram alta demanda. Para atender a população que não tem acesso à internet ou familiaridade com o mundo digital reabrimos algumas unidades do Cate para atendimento presencial com agendamento e distribuição de máscara e álcool gel para não haver aglomeração e disseminação do vírus”, completou a secretária.

O cadastro online estruturado para atender a demanda de candidatos às vagas de emprego recebeu mais de 60 mil currículos para as 13,8 mil vagas disponibilizadas. “As empresas, principalmente dos setores essenciais, conseguiram disponibilizar vagas, viabilizando a continuidade das seleções. Também tivemos vagas voltadas a esse novo momento como entregador de aplicativo e telemarketing home office”, destaca Aline Cardoso.

Atualmente, 21 das 25 unidades do Cate estão abertas na cidade com os serviços ainda sendo realizados com agendamento pela central ou portal 156, com solicitação de habilitação do seguro-desemprego e formalização e orientação ao MEI – Microempreendedor Individual.

 

 

 

Notícia publicada em: 27 de agosto de 2020

Notícias, Serviços

]