Confira como usar as máscaras de proteção corretamente

Risco de contaminação aumenta quando o equipamento é manuseado ou descartado de forma errada

Todo mundo sabe que o uso da máscara de proteção facial é obrigatório para toda a população de São Paulo. Para evitar a disseminação do coronavírus, porém, é importante saber a maneira correta de utilizar o equipamento. A máscara funciona como uma barreira, quem já estiver contaminado não vai espalhar gotículas com o vírus ao falar, tossir ou espirrar. Para os que estiverem saudáveis também há uma proteção no rosto para que não entrem em contato com partículas contaminadas.

Para que a proteção seja efetiva, a máscara tem que cobrir o nariz inteiro e descer até o queixo, sem vãos por onde gotículas possam entrar. O equipamento não pode se mover pelo rosto, ele precisa estar moldado a ele. Mesmo ao tirar a máscara por pouco tempo, não a puxe para o queixo. Ao fazer isso, você terá de encostar na parte do tecido, que pode estar contaminada. O ideal é só tocar no elástico.

Além disso, há o risco de a máscara se inverter, ao ser tirada do queixo e posicionada novamente no rosto. Quando for fazer uma pausa para a refeição, não coloque a máscara sobre a mesa pois a superfície pode estar contaminada. O ideal é guarda-lá em um saco limpo.

Higienização constante

Outro procedimento importante é lavar bem as mãos antes e depois de colocar e de tirar a máscara. Use água e sabão ou álcool gel para se higienizar sempre que mexer no equipamento. Se ela for descartável, coloque-a sempre dentro de um saco antes de jogá-la na lixeira. Isso evita que alguém, ao recolher o lixo, encoste no material contaminada e se infecte.

As máscaras devem ser trocadas com frequência, de duas em duas horas ou sempre que ficarem úmidas. As feitas de tecido devem ser higienizadas com água e sabão. Outra opção é deixá-las de molho por cerca de 20 minutos, em uma solução com 10 ml de água sanitária e meio litro de água. Se quiser, pode usar um ferro quente para reforçar a esterilização.  E atenção! não misture a máscara com outras peças de roupa, lave-a individualmente.

Notícia publicada em: 30 de maio de 2020

Notícias, Saúde

]