Covas anuncia novos investimentos no combate ao Covid-19

Também será obrigatório o uso de máscara por pessoas que circularem em espaços públicos, a partir de quinta-feira

Prefeito Bruno Covas durante coletiva. (Crédito: Governo do Estado de São Paulo).

Prefeito Bruno Covas durante coletiva. (Crédito: Governo do Estado de São Paulo).

O prefeito Bruno Covas anunciou nesta segunda-feira, 4, mais ações de combate ao novo coronavírus na capital paulista. Durante coletiva com o governador João Doria, o prefeito informou que está autorizado o uso do Fundo Municipal de Saneamento. Serão R$ 300 milhões em investimento que não irão comprometer nenhuma obra que já está sendo financiada pelo FMS. “Isso não significa deslocar recursos que já estão sendo utilizados. São recursos que não estavam calibrados e que serão utilizados, se necessários, para o combate do coronavírus”, explicou Bruno.

Na última sexta-feira foi sancionada a Lei 17.30 com medidas sociais e de saúde contra a pandemia. O projeto estabelece temas como a autorização para o uso de tele medicina na rede municipal de saúde, a possibilidade de requisição de leitos de UTI da rede privada e a possibilidade de hospedagem em hotéis para profissionais de saúde, moradores em situação rua com mais de 60 anos e mulheres vítimas de violência domestica.

Além disso, o projeto prevê a normatização e a distribuição de EPIs, máscaras e álcool em gel para funcionários de estabelecimentos comerciais, de serviços autônomos e cuidadores de idosos. A criação do selo Empresa Parceria da Cidade de São Paulo também é outra ação. O selo será concedido a empresas que colaboram e doaram recursos para a prefeitura.

Uso obrigatório de máscaras em todo o Estado

O governador João Doria anunciou, nesta segunda-feira, 4, a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o estado por pessoas que circularem em espaços públicos, a partir de quinta-feira, 7. A regulamentação caberá às prefeituras, que definirão a fiscalização e a aplicação de penalidades a quem desobedecer a medida. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 5, e está alinhada com as ações do Governo do Estado de São Paulo para frear o ritmo de contaminação da COVID-19.

Notícia publicada em: 4 de maio de 2020

Notícias, Saúde

]