Iniciativa promove formação em agricultura focada na produção de alimentos orgânicos na cidade
Na última sexta-feira (21), sete pessoas se formaram na 10ª turma do projeto Horta Social Urbana. A Iniciativa da Prefeitura de São Paulo promove o desenvolvimento de pessoas em situação de rua, atendidas nos Centros Temporários de Acolhimento (CTA) e Centro de Acolhida (CA), por meio da formação em agricultura urbana, focada na produção de alimentos orgânicos dentro da cidade.
As aulas são ministradas na Horta Escola Lucy Montoro, e além dos conteúdos relacionados ao cuidado do solo, manuseio de ferramenta, ecologia e sustentabilidade, são dadas aulas de reforço escolar, alfabetização e redação, capacitação sociocomportamental e socioemocional, e autoconhecimento.
O projeto inovador é realizado em parceria com as ONGs Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade (ARCAH), e apoiado pelas instituições Fundação Banco do Brasil, Itaú, Eletropaulo e Grupo Pão de Açúcar. As hortas sociais são feitas em terrenos baldios, telhados de condomínios comerciais e residenciais e outros espaços da cidade, ampliando a oferta de alimentos livres de agrotóxicos dentro do município e promovendo geração de renda para a população acolhida.
Notícia publicada em: 2 de março de 2020
Assistência Social, Notícias, Sustentabilidade