Horta Social forma pessoas em situação de rua

Iniciativa promove formação em agricultura focada na produção de alimentos orgânicos na cidade

Prefeito Bruno Covas na inauguração do Projeto Horta Social (Divulgação: Prefeitura de São Paulo)

Prefeito Bruno Covas na inauguração do Projeto Horta Social (Divulgação: Prefeitura de São Paulo)

Na última sexta-feira (21), sete pessoas se formaram na 10ª turma do projeto Horta Social Urbana. A Iniciativa da Prefeitura de São Paulo promove o desenvolvimento de pessoas em situação de rua, atendidas nos Centros Temporários de Acolhimento (CTA) e Centro de Acolhida (CA), por meio da formação em agricultura urbana, focada na produção de alimentos orgânicos dentro da cidade.

As aulas são ministradas na Horta Escola Lucy Montoro, e além dos conteúdos relacionados ao cuidado do solo, manuseio de ferramenta, ecologia e sustentabilidade, são dadas aulas de reforço escolar, alfabetização e redação, capacitação sociocomportamental e socioemocional, e autoconhecimento.

O projeto inovador é realizado em parceria com as ONGs Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade (ARCAH), e apoiado pelas instituições Fundação Banco do Brasil, Itaú, Eletropaulo e Grupo Pão de Açúcar. As hortas sociais são feitas em terrenos baldios, telhados de condomínios comerciais e residenciais e outros espaços da cidade, ampliando a oferta de alimentos livres de agrotóxicos dentro do município e promovendo geração de renda para a população acolhida.

Notícia publicada em: 2 de março de 2020

Assistência Social, Notícias, Sustentabilidade

]