Hospital Bela Vista inicia atendimento a moradores de rua

Andar conta com 20 vagas exclusivas para pessoas em situação de vulnerabilidade

A unidade conta com 118 leitos no total, sendo 50 de UTI e 48 de enfermaria.

O Hospital Municipal da Bela Vista, localizado na região central da cidade, vai iniciar nesta semana o atendimento à pessoas em situação de rua. O hospital foi inaugurado em abril, porém estava sendo utilizado exclusivamente para tratar casos de coronavírus.

A unidade conta com 118 leitos, sendo 50 de UTI e 48 de enfermaria, além destes o andar com inauguração prevista para essa semana conta com 10 quartos com banheiro privativo, cada um com dois leitos, totalizando as 20 vagas dedicadas às pessoas em situação de vulnerabilidade. 

“A partir dos próximos dias, parte dos leitos passam a ser referenciados para a população em situação de rua para atender pessoas com questões específicas, em especial questões de complicações respiratórias e de saúde mental. A ideia é que o conhecimento adquirido aqui possa ajudar na capacitação de outras unidades de saúde”, disse o prefeito Bruno Covas (PSDB).

O secretário da Saúde, Edson Aparecido, afirmou que este é o primeiro hospital municipal instalado na região central da cidade. “Todos os nossos equipamentos atendem moradores de rua no conjunto da cidade, o problema é que a maior população está concentrada na região Central. Além disso, a região central era a única que não tinha um hospital público da prefeitura. Nós tínhamos um hospital pediátrico, e agora a região passa a ter um hospital para atender o conjunto da população e referenciado também a atender a população de rua.”

De acordo com o último censo realizado pela Prefeitura de São Paulo em 2019, a capital paulista tem mais de 24 mil pessoas em situação de rua.

Notícia publicada em: 17 de setembro de 2020

Notícias, Saúde

]