Parques da Capital serão reabertos gradualmente

70 dos 108 parques da cidade irão reabrir com medidas restritivas a partir de segunda-feira

O Parque Buenos Aires, localizado na região central da cidade, também terá suas atividades retomadas. (Divulgação: Prefeitura de São Paulo)

A partir da próxima segunda feira, 13 de julho, a Prefeitura irá abrir 70 dos 108 parques municipais de São Paulo, que contarão com horário reduzido e medidas de restrição. O protocolo para reabertura foi feito pelo prefeito Bruno Covas durante coletiva online e o decreto será publicado no Diário Oficial.

Segundo o prefeito, os parques deverão funcionar de segunda a sexta-feira e com 40% de sua capacidade. “Nós teremos controle na entrada dos parques, será obrigatória a utilização de máscara e os bebedouros estarão fechados por orientação da Vigilância Sanitária. Os permissionários que funcionam dentro dos parques também poderão voltar a funcionar respeitando os protocolos de atendimento”, explicou Covas.

Para os parques atendidos nesta etapa, os horários de funcionamento serão diferenciados: abrirão das 10h às 16h, de segunda a sexta. Apenas os parques Ibirapuera e do Carmo terão horário diferenciado, das 6h às 16h. Também serão reduzidos os portões de acesso e a reabertura contempla apenas os dias da semana. Todos serão fechados nos fins de semana, para evitar aglomerações. 

Entre as medidas restritivas está a proibição de atividades que promovam aglomeração, como eventos e esportes coletivos. Portanto o uso de quadras, campos, parquinhos, equipamentos de ginástica, tanto como a entrada com equipamentos para estas práticas estão temporariamente suspensos. Outras atividades como caminhada, corrida, trilha e ciclismo estão liberadas, respeitado o uso de máscara e distanciamento social.

Em todos os parques será disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos e,  nos espaços com sanitários abertos (caso dos parques Ibirapuera e Carmo), haverá sabão líquido. A Secretaria do Verde e Meio Ambiente também promoverá a contagem de frequentadores, observando dias e horários de maior e menor fluxo, ocorrências ou notificações de casos suspeitos ou confirmados de trabalhadores (servidores ou terceirizados) e análise do cumprimento desse protocolo para avaliar a ampliação do funcionamento dos parques. Além da divulgação na imprensa e comunidades, foram providenciadas faixas que resumem as regras deste protocolo, para que os usuários frequentam os parques de forma consciente. 

Para consultar a lista completa dos parques que reabrirão durante a pandemia acesse o site da Prefeitura.

 

Notícia publicada em: 10 de julho de 2020

Esporte e Lazer, Notícias

]