Parques de São Paulo reabrem aos finais de semana

Confira os cuidados para quem quer aproveitar os passeios ao ar livre

Neste sábado, 31, os parques municipais da capital paulista voltam a abrir aos finais de semana. Os locais já estavam funcionando de segunda e sexta-feira, desde julho, mas permaneciam fechados aos sábados e domingos para evitar aglomerações por causa da pandemia do coronavírus.

Mesmo com a reabertura, as medidas de proteção e distanciamento social devem ser respeitadas. Confira as novas regras de abertura e cuidados a serem tomados.

Regras de reabertura

–  Uso de máscara é obrigatório;
– A administração deve recomendar aos frequentadores o distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro dos outros visitantes;
–  Quem faz parte de grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e pessoas com doenças crônicas) deve evitar visitar esses locais;
– A recomendação é que sejam praticadas, prioritariamente, atividades individuais;
– Aglomerações devem ser evitadas;
– Aulas coletivas de ginástica e o uso de equipamentos de ginástica ou recreação infantil estão liberados – no entanto, o distanciamento deve ser obedecido;
– Também é recomendado que a pessoa leve sua própria garrafa de água e evitar contato muito próximo com outras pessoas.
–  Ocupação de até 60% da capacidade do local;

Os parques deverão disponibilizar álcool gel em todas as portarias de acesso, aferir a temperatura dos visitantes nas entradas – caso os frequentadores queiram. A limpeza e desinfecção de banheiros com água sanitária será intensificada, assim como a desinfecção de equipamentos de uso comum, como bebedouros, bancos e lixeiras.

Permissionários de serviços de alimentação, lazer e estacionamento dos parques também poderão reabrir, mas também terão de seguir algumas regras, como o respeito ao distanciamento social no atendimento, nos locais de consumo e nas filas, para evitar aglomerações.

Notícia publicada em: 31 de outubro de 2020

Esporte e Lazer, Notícias, Saúde

]