Cuidados com a saúde mental são fundamentais em períodos de isolamento social
Por conta do novo coronavírus, além da necessidade de intensificação dos hábitos de higiene e limpeza, precisamos também ficar em isolamento social para conter a transmissão do vírus. Em períodos como esses é normal que parte da população tenha ansiedade e medo, mas não podemos deixar que esses sentimentos nos dominem.
Pensando nisso, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – UMAPAZ, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, desenvolveu um guia de cuidados, focado no bem-estar, para manter a qualidade de vida durante a quarentena. O guia foi baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e no manual de Comunicação Não Violenta de Marshal Rosenberg.
O intuito é ensinar como identificar e lidar com a ansiedade. O material também aborda cuidados especiais com as crianças, maneiras de ajudar a comunidade incentivando o distanciamento social, sendo solidário e responsável nas compras do mercado e farmácias e não espalhando notícias falsas, além de dicas para melhorar a convivência na quarentena. Confira o guia completo.
Notícia publicada em: 29 de abril de 2020