Secretaria de Direitos Humanos lança campanha contra racismo

A morte de George Floyd e de tantas vítimas entre a população negra no Brasil motivou o lançamento

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, lançou uma campanha nas redes sociais contra a violência e o racismo. A morte de George Floyd, nos Estados Unidos, e de tantas vítimas entre a população negra no Brasil motivou a ação.

Na campanha, há depoimentos de personalidades de diversos setores e segmentos da sociedade, como o dos jogadores Vágner Love, Gil, e do pentacampeão mundial Vampeta, de Aparecida Costa, do Conselho Estadual da Comunidade Negra, do cantor e apresentador Netinho de Paula, entre outros.

No Brasil, a população negra tem 2,7 vezes mais chances de morrer assassinada, segundo dados do informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo aponta aumento na taxa de homicídios entre a população negra e parda no Brasil, enquanto a taxa entre brancos permanece estável. Entre 2010 e 2017 foram assassinadas 227 mil pessoas negras.

A situação de violência vem acompanhada da falta de oportunidades na educação, saúde e habitação, nas condições de trabalho e outros indicadores sociais que apontam desigualdades de condições e tratamento para a população negra.

Notícia publicada em: 8 de junho de 2020

Notícias

]