Programa de Redução de Alagamentos beneficia 2,7 milhões de pessoas

Por meio da iniciativa foram entregues 13 obras de microdrenagem nas zonas Sul, Leste, Norte e Oeste

O objetivo do PRA é realizar obras pontuais e de rápida execução dentro dos bairros (Crédito: Diogo Moreira)

A Prefeitura está trabalhando para melhorar o sistema de drenagem da cidade e reduzir os alagamentos. Por meio do Programa de Redução de Alagamentos (PRA) foram entregues 13 obras de microdrenagem, nas zonas Sul, Leste, Norte e Oeste, que estão beneficiando 2,7 milhões de pessoas. A Prefeitura investiu R$ 34,6 milhões nessas ações.

O objetivo do PRA, criado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), é realizar obras pontuais e de rápida execução dentro dos bairros, que servem como complemento aos programas de drenagem das grandes bacias hidrográficas existentes na cidade. O programa contempla áreas onde são identificados pontos recorrentes de alagamentos.

Em julho deste ano, a SIURB concluiu quatro obras na Zona Leste. A Av. Cipriano Rodrigues e o Córrego Afluente J ganharam, respectivamente, 488 metros e 468 metros de novas canalizações. As ruas Nicolino Mastrocola e Armando Cardoso Alves receberam 395 metros e 302,9 metros de novas galerias de águas pluviais.

Em 2019 foram concluídas duas obras que já auxiliam na redução de alagamentos no período de chuvas. Na Zona Oeste foi finalizada a implantação de 388 metros de novas galerias na Rua Poetisa Colombina, enquanto que na Zona Leste a Rua Chacuru, recebeu 610 metros de novas galerias.

Pelo PRA, entre 2017 e 2018, foram entregues sete obras. As ruas Lourenço Prado (Zona Oeste), Pinheiro Machado (Zona Oeste), Joaquim Odorico Teixeira (Zona Sul), Garapeba (Zona Sul), Formoselha (Zona Leste) e Coatimirim (Zona Leste), receberam os trabalhos de instalação de novas galerias para melhorar o escoamento de águas pluviais nas regiões. Na Zona Norte, foram concluídos os seguintes serviços: restauro da parede do canal, contenção do talude, instalação de aduelas (peças de concreto, em formato retangular para ajudar na vazão da água) e recuperação do pavimento ao longo do córrego localizado na Avenida Nadir Dias de Figueiredo.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está trabalhando também na elaboração da licitação para a execução de serviços de canalização do Córrego Jaboticabal I, na Zona Sul. Além disso, está em andamento a elaboração dos projetos executivos para a realização de obras de microdrenagem nos Parques Brasil e América, na Zona Sul. A previsão é que os serviços sejam iniciados no próximo ano.

Notícia publicada em: 6 de outubro de 2020

Notícias, Obras

]