Programa Dronepol é pioneiro no combate à criminalidade em SP

Tecnologia permite monitorar ações focadas na vigilância urbana

Programa Dronepol alinha tecnologia e inteligência para reforçar operações da GCM e Defesa Civil. (Divulgação: Prefeitura)

Programa Dronepol alinha tecnologia e inteligência para reforçar operações da GCM e Defesa Civil. (Divulgação: Prefeitura)

Para garantir maior segurança na cidade de São Paulo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, desenvolveu o Programa Dronepol, um sistema de monitoramento aéreo via RPAs (Aeronaves Remotamente Pilotadas), mais conhecidas como “drones”. O programa alinha tecnologia e inteligência para reforçar operações da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil. 

Pioneiro na gestão pública brasileira, o Dronepol permite monitorar diversas áreas de risco, invasões ambientais e locais com grande aglomeração de pessoas, auxiliando no combate à criminalidade.

Além disso, em parceria com a EMASP (Escola Municipal de Administração) e Academia de Formação em Segurança Urbana, o programa ministra o “Curso de Operação e Fiscalização de RPAs”. As aulas são voltadas à preparação de operadores de Drones ao público interno da Guarda Civil Metropolitana e outras instituições policiais do Brasil, como Polícia Federal, Secretaria da Administração Penitenciária, Polícias Civis e outras Guardas Municipais. 

Em 2019, o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, lançaram o Programa Dronepol para inserção de drones no sistema Olho de Águia, que visa transmitir imagens em tempo real ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

É o poder executivo estadual e municipal trabalhando juntos por um mesmo ideal: tornar São Paulo um estado mais seguro.

#sãopaulosegura #segurança #governodesp

Notícia publicada em: 10 de fevereiro de 2020

Notícias, Segurança

]