Programa Tem Saída oferece 250 vagas de emprego para mulheres

Iniciativa promove autonomia financeira para mulheres em situação de violência doméstica

Desde agosto de 2018 o programa Tem Saída vem ajudando centenas de mulheres em situação familiar e doméstica. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP e ONU Mulheres, voltada à promover a reinserção das mulheres inscritas no programa no mercado de trabalho, contribuindo para sua independência financeira e o fim do ciclo de violência.

A ação conta com o apoio de mais de 40 empresas privadas, que viabilizam vagas de emprego para as inscritas no programa. Neste mês de outubro, a Prefeitura de São Paulo realizou a 3ª edição do Contrata SP Tem Saída, disponibilizando 250 vagas de emprego nas áreas de comércio, serviços e tecnologia, com salários que poderiam chegar a R$ 7.700 reais.

Para ser integrada ao programa, a mulher, vítima de violência doméstica e familiar passará por atendimento realizado pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário ou Delegacia. Após esta etapa, ela é encaminhada aos equipamentos de seleção de emprego da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. As candidatas passam por processo seletivo diferenciado, com apoio da equipe técnica da Secretaria e das áreas de recursos humanos das empresas parceiras. As equipes da Prefeitura e de recursos humanos das empresas foram treinadas para atender mulheres vítimas de violência.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis através do portal SP156 ou pelo e mail temsaida@prefeitura.sp.gov.br. A prefeitura também criou uma cartilha para que a vítima possa identificar os diferentes tipos de abuso e saber como pedir ajuda. A cartilha pode ser acessada por aqui. 

Notícia publicada em: 25 de outubro de 2020

Assistência Social, Notícias, Trabalho

]