Projeto “Vozes Contra o Racismo” tem início nesta sexta feira 

Ação que acontece entre os dias 24 de julho e 24 de agosto tem objetivo de sensibilizar e promover o combate ao racismo

A abertura será realizada com projeção do artista Denilson Baniwa no Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera

Entre os dias 24 de julho e 24 de agosto acontece o projeto Vozes Contra o Racismo. A ação conta com curadoria feita pelos funcionários negros da Secretaria Municipal da Cultura e consiste em um grande movimento cultural de sensibilização e combate ao racismo. Na programação estão inclusos um ciclo de debates no webnário Diálogos Cultura Presente e uma série de intervenções artísticas, visando valorizar o trabalho de artistas negros e indígenas.

Nos debates virtuais do Diálogos Cultura Presente, dez seminários on-line discutem o racismo em diversos eixos temáticos: Racismo no Brasil: Uma perspectiva histórica de invisibilidade dos povos afro indígenas; Racismo Estrutural e Institucional: Reflexões transversais; Culturas Negras: expressões artísticas e lugares de Memória na cidade de São Paulo; Raízes e Sementes: Manifestações Culturais Negras e Resistência e Artes e Comunicação: Vozes que ecoam. Informações sobre a série de Diálogos serão divulgadas em breve.

Entre as intervenções, o destaque é a projeção no Monumento às Bandeiras, que acontecerá de 24 a 30 de julho. A obra é realizada pelo artista Denilson Baniwa, com suporte do Coletivo Coletores, e busca subverter o monumento, símbolo da colonização brasileira, imaginando uma outra história para o Brasil. O vídeo começa com uma caravela portuguesa que é naufragada pelas forças da natureza – essas, por sua vez, ocupam o monumento, que também dialoga com a estátua de Pedro Álvarez Cabral, localizada a poucos metros do local.

Ainda na programação, estão grafites de artistas como Mauro Neri, Diego Mouro, Grupo OPNI, Luna Bastos e Robinho Santana, além de uma série de lambes e instalações em diversos pontos da cidade.

Notícia publicada em: 23 de julho de 2020

Cultura, Notícias

]