A nova UPA, com funcionamento 24 horas, ampliará os atendimentos de saúde de complexidade intermediária
Como forma de ampliar o atendimento de saúde oferecido na Zona Sul, foram iniciadas no começo de junho as obras de ampliação do Pronto-Socorro Municipal Dona Maria Antonieta Ferreira de Barros, no Grajaú. O hospital ganhará um novo complexo que será interligado com o atual.
O pronto-socorro já existente passará a ser uma Unidade Pronto-Atendimento (UPA) nível III, que ampliará os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“Esta será a 15ª UPA na cidade de São Paulo. A expectativa era que ela ficasse pronta somente no ano que vem, mas estamos correndo com a obra para que ela seja entregue ainda neste ano”, afirmou o prefeito Bruno Covas. Mesmo com a interligação entre os prédios, os atendimentos não serão interrompidos ou alterados durante as obras. “Aqui nós vamos ter 50% mais profissionais do que temos hoje e faremos novos atendimentos que não realizamos hoje, como o odontológico, para poder melhorar a qualidade da saúde da população que vive na Zona Sul de São Paulo”, destacou.
A unidade contará com 452 profissionais e terá 22 leitos, sendo, 5 leitos de emergência, 15 de observação adultos e pediátricos e 2 leitos de isolamento. O valor da reforma e ampliação é de R$ 4.319.991,98 e será financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa Avança Saúde. A nova UPA ficará no mesmo local do pronto-socorro, localizado na Rua Antônio Felipe Filho, 180, Jardim Somara, Grajaú, e funcionará 24h por dia.
Para conferir as novas salas e serviços da UPA Maria Antonieta acesse o site da Prefeitura.
Notícia publicada em: 22 de julho de 2020