Transmissão do vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas
Os Profissionais da saúde e autoridades têm destacado, como medida preventiva à propagação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, a relevância de evitar aglomerações e contato próximo com outras pessoas. A recomendação acontece porque a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como espirro, tosse, gotículas de saliva, contato físico com uma pessoa infectada ou toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos).
Para reduzir as chances de transmissão pelo contato com secreções, a orientação é não permanecer perto de um grande número de pessoas. A medida vale para cidadãos de qualquer faixa etária – assim, neste momento, também representa uma decisão importante evitar locais como clubes, piscinas, praias, bares e casas noturnas.
Vale destacar que a recomendação é fundamental para pacientes com idade superior a 60 anos, já que constituem o grupo mais vulnerável. As autoridades também recomendam que a utilização de equipamento de proteção seja feita apenas por pessoas doentes, casos confirmados da doença, contatos domiciliares e profissionais de saúde.
De modo a combater o avanço da Covid-19, as recomendações de prevenção, da Secretaria da Saúde e do Ministério da Saúde, são, por exemplo:
– lavar as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienizá-las com álcool em gel 70%
– ao espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável;
– evitar contato com pessoas doentes ou com sintomas de gripe e resfriado;
– evitar aglomerações;
– não compartilhar objetos de uso pessoal;
– ficar em casa em caso de sintomas (até que os sintomas desapareçam) e, principalmente, se for pessoa idosa com mais de 60 anos.
Vale destacar que a Prefeitura e o Governo do Estado estão trabalhando em parceria para prevenir riscos de transmissão direta do Coronavírus e diversas medidas estão sendo tomadas. Saiba mais aqui.
Além disso, o Governo mantém as atividades do Centro de Contingência do Coronavírus, criado em 26 de fevereiro, além do Comitê Administrativo Extraordinário, que tem poder de decisão para tomar medidas emergenciais durante a pandemia do novo coronavírus.
Notícia publicada em: 24 de março de 2020