Última paciente do hospital de campanha do Anhembi recebe alta

Unidade fechou as portas após quase 5 meses de atividade

O fim das operações do equipamento emergencial foi anunciado pelo prefeito Bruno Covas.

No início da pandemia do coronavírus, o governo junto com a prefeitura de São Paulo chegou a construir quatro hospitais de campanha. Nesta semana, felizmente, mais 1 fechou as portas. Com a estabilização no número de casos, os dois hospitais que ainda estão em funcionamento atendem, no momento, menos de 150 pacientes.

O hospital do Anhembi começou a acolher pacientes no dia 11 de abril. No auge da doença, chegou a ter 1,5 mil funcionários e 871 leitos ativos. Após ficar 12 dias internada, sem ter contato com a família, a aposentada Guiomar Sargo de Lima, de 83 anos recebeu alta, se tornando a última paciente, vítima da covid-19, a frequentar o hospital de campanha do Anhembi, localizado na Zona Norte de São Paulo.

Claudio Roberto Sargo de Lima, filho de Guiomar, relata que o equipamento foi importante para que sua mãe fosse tratada: “Aqui na região, não ia ter outro lugar para internar. (…) Ela ficou mal nos primeiros dias, era nítido que estava com falta de ar e muita dor. Naquele momento, tive muito medo. Com o tempo, foi recuperando a firmeza na voz e conversava com mais ânimo, e aí foi dando um alívio. É uma alegria incontida poder ter minha mãe de volta em casa.”

O fim das operações do equipamento emergencial foi anunciado pelo prefeito Bruno Covas na semana passada.

Notícia publicada em: 10 de setembro de 2020

Notícias, Saúde

]